COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

 
 

Geração de Energia
Solar Fotovoltaica


A autogeração de energia elétrica oferece economia que pode chegar até a 95% na conta de energia




numero-um

Painéis Solares

Eles são os responsáveis de converter a luz solar em energia elétrica. A quantidade de painéis é variável e dimensionada de acordo com a necessidade de energia demandada pelo cliente.




numero-dois

Inversor

Responsável por converter a eletricidade que foi produzida pelos painéis para o mesmo padrão de energia alternada que é utilizada em todas as tomadas de energia de sua residência ou empresa. Adicionalmente, ao lado do inversos, é também instalado um pequeno quadro elétrico com dispositivos de proteção e uma chave de desconexão permitindo uma adequada proteção do sistema bem como o seu desligamento em caso de necessidade.



numero-tres

Quadro de distribuição

É o mesmo quadro de distribuição já existente. É o local onde a saída do inversor será conectada à rede elétrica. Outros pontos de conexão são possíveis, dependendo das características do local.



numero-quatro

Medidor de Energia

É o medidor de energia da distribuidora. Quando o sistema solar é instalado, a distribuidora substitui o medidor existente (unidirecional) por outro (bidirecional) que tem a capacidade de medir o excedente de energia enviado para a rede pública, de maneira que você ganhe créditos de energia e possa utilizar nos momentos em que o sistema solar não estiver gerando energia suficiente (a noite por exemplo). Essa modalidade de registro de créditos e débitos de energia é denominada "net metering".


O que é Compensação de Energia Elétrica (Net Metering)?

Net Metering foi o sistema adotado pela ANEEL para registro da energia consumida e produzida pelo usuário, através de créditos e débitos. Quando a unidade consumidora produzir mais energia do que consome, essa energia é enviada para a rede da distribuidora sendo a quantidade registrada pelo medidor bidirecional instalado. Quando a unidade consumidora não gerar energia suficiente para o consumo ou não gerar energia (a noite por exemplo) ela irá receber energia da rede da distribuidora sendo essa energia debitada dos créditos gerados anteriormente. Por essa razão o correto dimensionamento do sistema é importante de modo que o balanço de créditos e débitos venha a ser o mais próximo possível do consumo real de energia. Os créditos gerados tem uma validade de 60 meses e alem de utilizados no local de instalação do sistema, podem também ser utilizados para desconto na fatura de energia de outros endereços que o proprietário eventualmente possua (desde que estejam sob o mesmo CPF ou CNPJ) e na mesma área de distribuição (mesma empresa distribuidora de energia).


PROJETOS

Conheça algumas soluções já aplicadas pela Viridian Ecoenergia.

O que dizem nossos clientes

"Eu fiquei satisfeito com o atendimento e com o trabalho na minha residência. Recomendo a Viridian para os meus conhecidos que se interessam em experimentar energia solar".

Dr. Claudinoro Paolini - Itú/SP


“Realmente depois da mudança (instalação da energia solar fotovoltaica) a economia que tivemos foi absurda! Como temos fogão elétrico e eu não abro mão dele e adoro cozinhar, a nossa economia foi de 86%. Isso sem contar com a Ar Condicionado que a gente não estava usando porque a conta estava muito cara. Agora estamos usando o Ar a vontade! No começo o impacto do investimento inicial foi bastante, mas a economia valeu muito a pena“.

Raimundo Manoel Rodrigues - Sorocaba/SP

 
 
 

Raimundo Manoel Rodrigues - Sorocaba/SP.

 

ORÇAMENTO

Você gostaria de efetuar um pré-dimensionamento online de seu sistema de energia solar fotovoltaico e ter uma estimativa imediata da capacidade e do valor aproximado de seu sistema?

Simule seu Sistema

Você gostaria de obter um orçamento gratuito e receber o contato de um de nossos especialistas?

Pedir um orçamento gratuito

SUPORTE

A Viridian possui pessoal capacitado para prover qualquer assistência necessária, garantindo a sua tranquilidade nos casos de eventual ocorrência que necessite de suporte técnico especializado.



CERTIFICADOS

A Viridian trabalha somente com produtos certificados pelo INMETRO, garantindo a qualidade dos equipamentos fornecidos em conformidade com as regulamentações da ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica.

Fale Conosco agora! (15) 3357-7730

Clique Aqui

A auto produção de energia através da Energia Solar Fotovoltaica foi introduzida no Brasil no final de 2012 através da publicação pela ANEEL da RN 482/12. Essa Resolução Normativa estabelece as regras para o sistema de compensação de energia através de débitos e créditos, o qual permite efetuar uma “troca” com a rede elétrica da distribuidora.  ( http://www.aneel.gov.br/energia-solar-fotovoltaica-em-casa  )

FALE CONOSCO