INPE lança segunda edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar

1-natturis-4

O lançamento do Atlas Brasileiro de Energia Solar foi um dos destaques da comemoração do aniversário de 56 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Realizada na sede, em São José dos Campos (SP), a cerimônia teve a participação de cientistas e gestores do INPE e outras instituições de pesquisa, empresários e autoridades regionais, representantes de entidades nacionais e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entre outras personalidades.

O novo estudo indica um enorme potencial ainda pouco explorado em energia solar, foram empregados 17 anos de dados de satélites que permitiram vários avanços nos modelos de transferência radiativa, além de análises sobre a variabilidade espacial e temporal deste recurso renovável, bem como cenários de emprego de várias tecnologias solares.

Na ocasião, o Presidente Executivo da ABSOLAR, Dr. Rodrigo Sauaia, foi presenteado com edições impressas do Atlas, que estarão disponíveis para consulta pelos associados da ABSOLAR na sede da entidade.

O executivo parabenizou o Inpe e o LABREN pela iniciativa, que contribuirá de forma relevante para aprimorar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Brasil através de informações de qualidade sobre o recurso desta fonte renovável, limpa e de baixo impacto ambiental.

A 2a. Edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar já está disponível para download gratuitamente no website do LABREN (Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia).

Fonte:   INPE e ABSOLAR  | http://www.inpe.br/   |  http://www.absolar.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO