Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

vantagens-energia-solar

A Escolha de Energia Inteligente

O mercado brasileiro de energia solar vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil possui hoje 37,1 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, 44,7 mil unidades consumidoras, e mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos ao redor de todas as regiões do País. Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 76,7% do total.

Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços, com participação de 16,1%, depois, os consumidores rurais (3,8%), a indústria (2,5%), o poder público (0,8%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,01%).

Nunca antes foi tão fácil o acesso a energia solar para as empresas e para os lares brasileiros.

Mas quais são as razões que influenciam tantos proprietários de empresas e residências a optarem pela instalação de sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica?

Abaixo, são listados os principais benefícios trazidos pela energia solar:

  • Energia limpa, renovável e altamente disponível

A geração de energia depende de um único recurso inesgotável e gratuito: o Sol.
Trata-se de uma fonte limpa; renovável; com baixo impacto ambiental, já que a produção de energia baseada no recurso solar não gera emissão de gases causadores do efeito estufa; e disponível em todo o território brasileiro durante todo o ano.

  • Fácil instalação

A instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia é, geralmente, fácil e rápida devido à sua grande modularidade.
Basicamente, um sistema fotovoltaico é constituído pelos painéis solares, suportes e trilhos onde os painéis serão fixados, cabeamento e pelo inversor (equipamento que converte a energia gerada pelos painéis solares para o mesmo padrão utilizado na rede elétrica da distribuidora de energia).
A instalação deve ser realizada por uma equipe especializada, porém raramente necessita de adaptações na ligação com a rede elétrica ou na estrutura do telhado da edificação.

  • Redução na conta de energia elétrica

Gerar a sua própria eletricidade significa que você usará menos a energia elétrica fornecida pelas empresas distribuidoras. Isso rapidamente se traduz em economia em sua conta de energia. Esta economia pode chegar a 95% do valor da conta.
Além disso, a energia que o sistema fotovoltaico produzir e não for utilizada pode ser convertida em créditos em sua conta. Isso se tornou possível nos últimos anos, graças à ANEEL e à Resolução Normativa nº 482 , de 17 de abril de 2012, posteriormente atualizada pela Resolução Normativa nº 687, em 2015.
Pela regulamentação da ANEEL, uma unidade geradora instalada em uma residência ou empresa, por exemplo, poderá produzir energia para consumo próprio sendo que quando houver excedente de energia (maior geração do que consumo), o mesmo será injetado no sistema da distribuidora, gerando créditos a este usuário. Esses créditos poderão ser utilizados para abater do consumo de energia da distribuidora, nos períodos em que a geração solar for insuficiente e houver necessidade de utilização de energia da rede. Os créditos poderão ser utilizados em período de até 60 meses.
Outro ponto importante é que os créditos gerados poderão ser utilizados tanto na unidade consumidora onde o sistema esta instalado como em qualquer outra unidade cujo titular esteja sob o mesmo CPF ou CNPJ e ambas estejam na mesma região da empresa distribuidora. Quanto mais energia você produzir, menos precisará da energia fornecida pelas distribuidoras, o que aumentará sua autonomia energética.

Saiba mais sobre como funciona a energia solar e o sistema de compensação de energia elétrica (net metering) Clicando Aqui

  • Baixo custo de manutenção

A maior parte dos custos relacionados a um sistema fotovoltaico está na aquisição dos equipamentos e sua instalação.
Após entrarem em funcionamento, estes sistemas praticamente não requerem manutenção e reparo. Basta que os painéis solares estejam relativamente limpos e, na maioria das vezes, as chuvas realizam esta tarefa. Apenas em regiões muito áridas é que se faz necessário realizar ciclos de limpeza, mas a periodicidade requerida não é assim tão grande.
Em relação aos componentes do sistema:
A maioria dos painéis solares possuem tempo de vida que variam entre 25 e 30 anos e os fabricantes usualmente oferecerem garantia entre 10 e 15 anos.
Pelo fato de o sistema não trabalhar com peças móveis, não há desgaste das mesmas.
O inversor é um componente que precisa ser trocado, mas isso apenas após um período de uso que pode variar entre 10 e 12 anos.
Em média, desde que sejam feitas manutenções e verificações periódicas, um sistema fotovoltaico tem uma vida útil de aproximadamente 30 anos.

  • Facilidade de linhas de financiamento

Tem se tornado cada vez maior o número de instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito para instalação e aquisição de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Estas linhas permitem o pagamento em cinco anos ou mais (chegando a 20 anos para grandes projetos), oferecem taxas competitivas e podem ser adquiridas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

  • Altas taxas de rentabilidade

Os sistemas de energia solar fotovoltaica já apresentam índices de retorno de investimento e rentabilidade (economia mensal / investimento total) muito atraentes. Esta atratividade fica ainda maior dependendo da região do Brasil, pois o custo da energia varia muito de Estado para Estado. Já vemos hoje situações de “payback” na faixa de dois anos nos estados de custo de energia mais elevado. A rentabilidade média gira entre 1% e 4% ao mês, dependendo do tamanho do sistema e da tarifa de energia praticada na região. Em todos os casos muito maiores que a rentabilidade média da poupança (0,5% ao mês) e de muitos outros investimentos, mesmos os mais rentáveis, disponíveis no mercado financeiro. Sem falar na vantagem adicional de se tratar de um investimento sem riscos.

  • Democratização do acesso à energia elétrica

Quando se fala que o recurso solar democratiza o acesso à energia elétrica, entende-se que a energia solar é aplicável em todos os lugares. Isto é particularmente útil para regiões remotas sem acesso a qualquer outra fonte de eletricidade ou locais que não possuem ligação com a rede de distribuição.
É enorme quantidade de pessoas em todo o mundo sem acesso à eletricidade. Sistemas independentes baseados em energia solar podem ser implantados nessas regiões e melhorar a vida de milhões de pessoas.

  • Constante desenvolvimento tecnológico

A pesquisa e o desenvolvimento na área de energia solar está avançando constantemente, as melhorias nos últimos anos foram evidentes e a perspectiva de futuro é promissora. As inovações tecnológicas podem aumentar potencialmente a eficácia dos painéis solares e duplicar, ou mesmo triplicar, a eficiência energética nos sistemas fotovoltaicos.

Calcule o seu projeto de Energia Solar

Agora que você já sabe quais são os benefícios de um sistema fotovoltaico, que tal conhecer as soluções da Viridian? Utilize a nossa Calculadora Solar para saber de modo simples e rápido quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica em sua localidade Clicando Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO